Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Plano Nacional de educação (PNE) visa à elevação global do nível de escolaridade da população, melhoria do ensino público garantindo o acesso e permanência e uma gestão democrática, mas será que de fato há melhoria educacional, ou está somente na teoria"desatualizado”, sobre o Ensino Médio, nas escolas de João Pessoa.
As metas no que diz respeito ao ensino médio, são referentes á formação do professor, ensino e educação á distância, o projeto político pedagógico bem articulado, com a participação do coletivo, gestão, professores, funcionários e família com base no cotidiano escolar, a ampliação da oferta de vagas para o ensino noturno a uma revisão da organização didático-pedagógica e administrativa do ensino noturno, de forma a adequá-lo às necessidades do aluno- trabalhador, sem prejuízo da qualidade do ensino.
“O atendimento deverá ser ministrado por professor capacitado o que pressupõe que o profissional deverá manter se sempre atualizado para atender as necessidades de seu alunado, o que é condição fundamental para o sucesso da proposta.” (BRANDÃO, 2007:129).
Essas metas citadas acima, no que refere se ao Ensino Médio no Município de João pessoa, na realidade vigente não ocorrem.

  Portanto, o PNE é um documento que estabelece tudo aquilo que o país precisa fazer para que a educação atinja níveis desejáveis de investimentos, qualidade, quantidade de vagas nas escolas e universidades, entre outros, porém na situação real essas metas estão longe de ser cumpridas, é evidente que existem avanços como os laboratórios de informáticas nas escolas, o que falta é vontade política que considerem a educação como uma prioridade, propostas e projetos para a continuidade da luta por uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade social para todos, no Brasil.

 

3 comentários:

  1. O PNE é um documento importante para a educação, mas depois de mais de 10 anos seus objetivos não foram alcançados, considerando que a população acima de 10 anos tem em média 6,9 anos de estudo (IBGE/2007), um índice ruim para o Brasil.

    Valdinélia Virgulino
    Pedagogia Tarde

    ResponderExcluir
  2. É verdade Valdinélia, outra questão é o analfabetismo com taxas de 10%, representando nada menos que 14 milhões de pessoas, quando o PNE tinha o objetivo de erradicá-lo em 10 anos.

    TAMIRIS - PEDAGOGIA TURMA 02 TARDE

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não alcançar o objetivo de erradicar o analfabetismo, o PNE realmente foi importante para avançarmos na educação, reduzimos a taxa de 14,7 % de analfabetismo para 10%. Essa luta precisa de instrumentos e investimentos para a educação mais fortes, senão nunca venceremos o analfabetismo.

    Thalita - Turma 02 de Pedagogia - tarde

    ResponderExcluir