Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Apesar dos esforços para acabar o analfabetismo no Brasil, ele se mantém em números preocupantes, constituindo as metas de erradicação ainda um desafio governamental. O PNE de 1996 tinha entre seus objetivos erradicar o analfabetismo, e mais de uma década depois ainda existe no Brasil 14 milhões de analfabetos (IBGE, 2007) mesmo considerando que baixamos de 14 % (IBGE, 1996) para 10% (IBGE, 2007) o percentual de analfabetismo da população a partir dos 15 anos, os números ainda são expressivos. O analfabetismo e a baixa escolaridade dos brasileiros, em média 6,9 anos de estudos (IBGE, 2007), se constituem barreiras ao desenvolvimento do país, mostrando a necessidade de colocar em prática um programa eficiente de educação e qualificação, que incluam os milhares de jovens e adultos no contexto social e produtivo do país. Esse esforço também é nosso, como futuros educadores.
 
Arani, Cledson, Edvalda e Lúcia
Pedagogia - turma 02 tarde

16 comentários:

  1. Olá...

    A priori gostaria de parabenizar o grupo pela apresentação do trabalho. Em seguida, destacar algumas reflexões deixadas sobre a temática, principalmente no quando se refere ao descaso de alguns governantes capitalistas no que se refere à educação de jovens e adultos, em que estes, salientam a "baixa" produtividade de alguns em um nível e idade "avançada" para contexto de produtividade do mercado trabalho. Com isso, percebemos o total descaso em que se insere a educação, pois esta entendida como propiciadora da aquisição do capital, e não como um direito inerente ao cidadão.

    Jéssica Gonçalo de Sousa-turma 02

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  2. Jéssica, muito bem colocado seu comentário, concordo plenamente, e se hoje existe a EJA é porque no passado crianças não frequentaram a escola, devendo ter portando a oportunidade de ter seus direitos "reparados" com todo o respeito que merecem.

    Luciana Ipolito/Pedagogia/ tarde

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  3. Concordo com o que o grupo ressaltou.Realmente existe um desiquilibrio em relação ao analfabetismo entre a população rural e urbana.E o nordeste como sempre continua liderando essa realidade por ser uma região com grande desigualdade social e econômica.As politícas educacionais precisam ser mais eficientes e atuantes em nosso país.
    Ana Patrícia

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  4. Concordo plenamente que a EJA é fundamental para amenizar o analfabetismo no país.Portanto,a EJA é um programa eficiente de educação e qualificação, que incluem os jovens e adultos no contexto social e educacional,pois a nossa região anda com a desigualdade e é necessário um programa como esse para a melhoria da qualidade de desempenho desses jovens e adultos.
    Geórgia Abrantes!

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  5. Olá pessoal!!
    Concordo com vocês quando relatam que apesar de muitos esforços e investimentos voltados para a Educação de Jovens Adultos ainda é alarmante o número de pessoas que ainda não sabem ler nem escrever. Por isso, acredito que a sociedade como um todo têm investido sim, mas não o bastante ou pelo menos esse invetimento não tem chegado nas mãos de pessoas realmente competentes...
    Aliny Emanoela Carvalho

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  6. Olá,

    A EJA foi uma forma das pessoas que não tiveram condições de concluir seus estudos de retornarem a sala- de- aula. Porém, é um desafio encontrar mecanismos de atrair esses alunos a escola. Por isso que eu concordo com o Grupo quando eles dizem que é um desafios para nós educadores a EJA.Cabendo a cada um fazer a diferença.


    Sawana Araújo/ Pedagogia/ Tarde

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  7. O EJA é fundamental para aquelas pessoas que não concluiram o seus estudos, contribuindo assim para a diminuição do número de analfabetismo>
    Juliana da Rocha/ pedagogia / Tarde

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  8. A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
    De fato apesar de largos passos, a EJA ainda não erradicou o analfabetismo no Brasil, mas sem dúvida avançou enormemente.

    Ingrid Karla C. Biserra/ Pedagogia/ 4º Período

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  9. O EJA trás consigo a idéia de erradicar o analfabetismo, focando naquelas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na sua idade escolar correta. É de fundamental importância esse tipo de ensino, tendo com base o nordeste, pois é onde se concentra o maior número de pessoas que tiveram que ir pra o 'mercado de trabalho' mais cedo, e através do EJA podem ter seu direito de voltar a estudar, mesmo não estando na idade escolar correta.

    Janaíne Maurício - Pedagogia - p4

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  10. Iniciativa interessante e necessária a EJA. Considero que, pior do que ter um número alto de analfabetos, é ter um número maior ainda de analfabetos funcionais, pois é esse grupo que necessita de uma educação para se garantir no mercado de trabalho, e se isso ocorre na fase adulta, é porque na idade escolar eles/as não tiveram a oportunidade da fazê-la.
    Francisca Jocineide.

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  11. Falar da educação de jovens e adultos não é tarefa fácil. A nova palavra de ordem é a inclusão social desses indivíduos que por alguma razão não estudaram na idade ideal de sua escolarização. Alguns estão longe do contexto social há muito tempo e tentar redimensioná-los para que tenham justas oportunidades sociais e profissionais requer do educador novas concepções em sua organização pedagógica. e com blog estamos tendo a oportunidade de discussão sobre o tema. Polliana Marques / turma 304/ 4P

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  12. O EJA é uma boa iniciativa para os que de alguma forma não tiveram oportunidade de se escolarizar no tempo escolar regular, resgatando sua cidadania.

    Turma de Pedagogia - Tarde
    SUZETE MARQUES

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  13. A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei e direcionada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular em idade apropriada. Porém, são pessoas que já trazem consigo sua própria cultura. O papel do docente é de fundamental importância no reingresso dos alunos as salas de aula. Por este motivo o professor da EJA terá que saber lidar com esta situação exploRando ao máximo o potencial de cada aluno. O perfil do professor da EJA é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.

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  14. A educação de Jovens e adultos, e muito importante pra aquelas pessoas que nao tiveram a oportunidade que estuda no tempo certo, acho muito interesante a iniciativa do EJA em acaba com analfabetismo, mas para isso é necessário um investimento maior do governo nessa modalidade de ensino.
    Vanessa Camelo

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  15. Concordo com o grupo que apresentou com clareza o tema, O eja é fundamental para as pessoas que não tiveram a oportuniadade de concluir os estudos,como Ataize lembrou bem o papel do professor é muito importante nesse processo de aprendizagem.

    Merielle Carneiro

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