Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Educação Superior e Indígena




Alunas: Aliny Emanoela Carvalho
             Jéssica Gonçalo de Sousa
               Polliana Marques de Abreu
Sawana Araújo

8 comentários:

  1. A questão da educação indígena é muito importante ressaltar que o conhecimento da cultura dos costumes e da religião de cada aluno e seja preservada sem ser modificada as suas raízes. Portanto,é necessário que haja uma melhor compreensão no currículo sobre esse estudo e preservação da lingua-mãe.
    Geórgia Abrantes.

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  2. É de fato, Georgia, o que falaste.
    O importante é ressaltar que precisa-se mudar o currículo a favor da globalização e pluralidade das culturas e outras características. Com isso, fica mais coerente seguir o que se apresenta na teoria, pondo-as em prática. Doutrinar e privar, um ser humano, da liberdade de suas escolhas, é o maior crime que já aconteceu ou pode acontecer. A única obrigação que o indivíduo deve ter perante as escolhas do outro, é apresentar todas as possiblidades. Quem diz o que é melhor para si mesmo, é a própria pessoa.
    ^^ BOm TEMA E ABORDAGEM, Pessoal do Grupo! Abraços.
    Arani Mayara/ 10916535/ Pedagogia/ CE304 /Tarde

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  3. Muito bem abordado meninas.. parabéns! O ensino superior na universidade pública hoje realmente abrange uma estrutura enorme no que diz respeito a questão do ensino, extensão e pesquisa. Trazendo para a nossa realidade, sabemos que a UFPB oferece diversas oportunidades para a formação dos alunos. Nessa perspectiva, não podemos deixar de pensar em melhorias pois sabemos que dependemos também de políticas bem elaboradas para um melhor funcionamento de programas e o ensino superior necessita de cuidados assim como todas as outras modalidades de ensino. Enquanto ao ensino indígena, concordo com a opinião das meninas no que diz respeito a efetivar as necessidades de manter o conceito do respeito a identidade de cada um no estudo sobre a diversidade.

    TUANA PORTO - PEDAGOGIA (TURMA 02) TARDE

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  4. O Ensino Superior deu um salto em relação à sua qualidade e abertura de portas para as diversas classe, claro que ainda não é suficiente para o número de pessoas que necessitam dessa escolarização, mas em comparação a algumas décadas já percebemos a abertura de suas portas para as camadas populares.
    A cerca da educação Indígena, sua oferta é uma problema de séculos, mas não significa que não possa ser resolvido, basta apenas que educadores/as tenham consciência de seu papel na construção da ideologia da sociedade. Ainda vemos dificuldade nessa modalidade de ensino, devido as contribuições indígenas terem sido sufocadas durante séculos por um modelo de sociedade dominante, mas acredito que com determinação isso possa ser mudado.
    Francisca Jocineide

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  5. O povo indígena como primeiros habitantes do Brasil merece todo o respeito da nossa sociedade, e seu envolvimento com as questões do país exige maior formação, por isso todas ações de valorização e formação superior dos indígenas é essencialmente importante para a maior participação na contrução e desenvolvimento do país, começando com as questões de preservação ambiental, tão urgente para esses povos.

    Pedagogia Tarde
    SUZETE MARQUES

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  6. Parabéns meminas pelo tema abordado. Tendo em vista a necessidade de melhores condições individuais e coletivas, muitos indígenas brasileiros procuram o Ensino Superior, que é oferecido geralmente bem distante de suas aldeias. E por isso, são obrigados a viver em grandes cidades, onde experimentam as diferenças culturais. Após terem enfrentado estes desafios, ainda passam pelo dilema de escolher entre ter que retornar para junto de seu povo ou construir sua vida a partir das novas experiências. Pois, as oportunidades de colocar em prática seus conhecimentos são poucos. É necessário que este povo seja integrado a uma sociedade inclusiva e não seja apenas uma utopia.

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  7. Como é importante essa formação. A UFPB agora oferta cotas de vagas para a população indígena da Paraíba, valorizando a formação e a cultura desses povos que até hoje fazem parte do nosso estado.
    Edvalda - Pedagogia tarde

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  8. Concordo com o discurso de Araní quando ela diz que precisa-se mudar o currículo a favor da globalização e pluralidade das culturas e outras características.Pois atualmente, em pleno século XXI ainda vemos que as minorias do nosso país, a exemplos dos nossos índios,ainda são excluídos do pocesso do pocesso educativo, por uma elite dominante que sufoca suas necessidades e direitos constitucionais.
    Somente com Educação - de qualidade- poderemos reverter esse quadro

    Maria Gorete, Vespertino.

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