Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ao ingressar na disciplina de planejamento educacional no quarto período, refletir no que poderia ser planejamento educacional, em que imaginava uma organização para melhor o funcionamento de uma escola/instituição. Com base nos textos estudados da primeira unidade, minha concepção modificou para um entendimento mais amplo e específico a respeito nos tipos de planejamento, pela qual me fez refletir sobra à definição do planejamento que é um processo contínuo em que encontra maneiras de como e quais estratégias adequadas podem ser usadas para se conseguir tais desenvolvimentos.
A partir do conceito internalizado pude entender tais tipos de se planejar, como plano, programa e projeto, ambos são formas de organizar, mas são usadas em situações diferentes em nosso cotidiano, que muitas vezes as usamos e não percebemos que temos formas de planejar diferenciado para cada momento de nossa vida.
No planejamento no âmbito de ensino, o currículo é o que delimita o que se trabalhar durante o não letivo, onde deve estar intimamente relacionado á experiência de vida dos alunos, não como mera aplicabilidade dos conteúdos ao cotidiano, mas como possibilidade de conduzir a uma apropriação significativa desses conteúdos. Assim, como no âmbito educacional o planejamento visa organizar pensando no futuro, outras instituições também tem a preocupação em como planejar para se ter resultados significativos. Por isso que o plano ou um planejamento é tão importante para uma instituição.(Polliana Marques/4período/tarde)

3 comentários:

  1. Oii,Poli!!!
    Concordo com você sobre a importância do planejamento e também o quanto ele é necessário para o funcionamento da escola.Portanto durante nossa graduação é preciso que nós tenhamos cada vez mais conhecimento do planejamento como também saber distinguir- lo dos programas, projetos e plano para que possamos aplicá-lo de forma correta na nossa vida profissional.

    Sawana Araújo- 4° Periodo- Tarde

    ResponderExcluir
  2. É verdade Polli, estudamos vários conceitos que visam a forma adequada de se conseguir êxito no que se refere à questões educacionais no âmbito de redes e sistemas, no âmbito da unidade escolar e no âmbito do ensino. E o que mais me chamou atenção foi o planejamento no âmbito do ensino, que se refere ao currículo, trabalhado de acordo com a realidade de cada escola, pois com a experiência que temos com nosso estágio, tivemos a oportunidade de ver como funciona na prática esse tipo de planejamento. (Janaíne Maurício, P4)

    ResponderExcluir
  3. Compartilho a definição de planejamento com você, entendendo que além de ser contínuo, ele deve buscar as estratégias para sua adequada aplicação, bem como ter flexibilidade a cerca das diferentes problemáticas que vai encontrar.
    Francisca Jocineide.

    ResponderExcluir