Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

sábado, 18 de setembro de 2010

Síntese e análise dos textos: “O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS” E “NÍVEIS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL”.

Planejamento educacional para mim estava relacionado aos conteúdos que se pretende aplicar em sala de aula, o projeto pedagógico que a escola designa e é colocado em prática por cada professor. E relacionava-o exclusivamente ao “plano de curso” e “plano de aula”, a parte de registro de aulas que é passado para cada diário. Ao ler os textos: “O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS” E “NÍVEIS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL”, notei que o planejamento educacional não se restringe ao “plano de curso” , e que seu conceito é bem mais abrangente pois está ligado a questões de planejamento histórico educacional, questões voltadas para sociedade e ao indivíduo, projeto político pedagógico Nacional e Escolar, avaliação do aluno do professor da escola e avalia inclusive a própria avaliação, em fim o planejamento escolar é tão amplo quanto necessário. Portanto, estes textos vieram de forma prático-teórica esclarecer muitas dúvidas em relação ao ato de planejar a educação. Assim depois de profundo conhecimento poderei usar de forma mais concreta, eficiente e elaborada, e saberei como coloca-los em prática, não somente na sala de aula, mas na escola de modo geral e na sociedade já que esta de forma intrínseca e integral está relacionada com a educação.
Valdinélia V. de Souza  10916526 

Um comentário:

  1. -Sem dúvida Val, o Planejamento Educacional vai além do plano de aula. Com os dois primeiros textos conhecemos mais sobre o planejamento, fomos do macro(sistemas e redes de ensino), para o micro (âmbito escolar). Certamente todo esse conhecimento nos ajudará na prática enquanto educadora.

    Ingrid Karla C. Biserra/ 4º período/ tarde

    ResponderExcluir