Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Síntese das aprendizagens - Unidade I

A minha concepção de planejamento quando ingressei na disciplina seria relacionado como um ato de planejar algo para a sua suposta realização, pois entendo que para colocar em prática uma ação necessita-se de um planejamento.
Partindo dessa perspectiva, nessa unidade aprendi que para a realização da ação é primordial o entendimento das questões que envolvem o planejamento. Desse modo, o planejamento para ser efetivado de uma forma compreensível além dos elementos básicos como processo de reflexão, tomada de decisão sobre a ação, o emprego de meios e recursos. Torna-se necessário também compreender o planejamento em diversas dimensões, a entender alguns conceitos relacionados a plano, projeto, programa, conceito de participação, etc.
Além do entendimento desses termos, aprendi também nessa unidade os níveis do planejamento educacional que se divise em três níveis distintos, porém inter-relacionados, partindo do macro para o micro. O planejamento no âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino na maior parte envolvendo questões políticas e burocráticas, o planejamento no âmbito da Unidade Escolar envolvendo as questões relacionadas ao PPP (Projeto Político Pedagógico) e o planejamento no âmbito do ensino na parte menor envolvendo as questões relacionadas com a avaliação nos princípios das dificuldades e desafios.
Tais aprendizagens adquiridas nessa unidade me ajudaram a ampliar melhor meus conhecimentos a respeito das questões que envolvem planejamento. Assim, poderei aplicá-los quando for planejar no futuro uma ação com o objetivo de propor uma suposta transformação no que está sendo planejado, seja no âmbito dos Sistemas e Unidades ou no âmbito do Ensino.

Tuana Porto - Turma 02 (tarde) Pedagogia

2 comentários:

  1. Bem colocado Tuana, em relação do que é planejamento, pois tudo que é executado na instituição vem de um planejamento dentro dessas perspectivas ditas na síntese.
    Williane Machado - tarde - pedagogia

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM VOCÊ TUANA,POIS AS APRENDIZAGENS QUE TIVEMOS E ESTAMOS TENDO COM ESSES TEXTOS SOBRE PLANEJAMENTO NOS AJUDARÁ A TERMOS NOVOS CONHECIMENTOS DE QUAL FORMA ESTAR INSERIDO ESSES PROCESSOS E FAZER AS DIFERENCIAÇÃO DO QUE É PLANEJAMENTO,PROGRAMA, PLANO E PROJETO.
    Geórgia Abrantes, pedagogia tarde.

    ResponderExcluir