Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Síntese das aprendizagens

Antes das leituras dos dois textos, eu não tinha conhecimento sobre planejamento, plano, projeto é programa, de maneira aprofundada, ao longo das leituras foi se mostrado os pontos mais importantes de cada um dos conceitos, e que todos os pontos estudados são necessários para uma futura inserção na área da educação, deixando claras a sua importância e necessidade para nossa vida na escola e na sala de aula, como por exemplo, em relação ao planejamento por que pra mim era apenas a forma da planeja uma aula, ou outro tipo de avaliação,
Mas no decorre das leituras fui percebendo que era muito além do que eu imaginava, podendo se ramifica por varias áreas e varias formas, e que e algo historicamente construído, para determinadas sociedades, no texto fui percebendo que cada planejamento deve ser direcionado para cada contexto social e histórico, onde esse planejamento e o poder andam junto, sendo também uma vontade política.
Onde todos os tipos de planejamento têm um processo, objetivo, e o meio do qual os criam seu método e o objetivo a ser alcançado, existindo vários tipos de planejamento como, por exemplo, nos sistemas de redes de ensino no qual se implica na tomada de decisões na esfera da política educacional, no âmbito escolar onde o planejamento escolar se concretiza pelo PPP, no âmbito de ensino no qual o ensino deve-se adaptar ao contexto social do aluno.
O que eu aprendi nessa leitura vai ser de grande importância para minha vida, na área da educação, essas leituras foram muito interessantes, deixando claros muitas coisas no qual eu ainda não tinha conhecimento.
Vanessa Camelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário