Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Síntese das Aprendizagens

            Ao ingressar na disciplina, o meu conhecimento a cerca do que seria um Planejamento Educacional era algo que partia de uma perspectiva de senso comum. Pois, basicamente acreditava que um planejamento era pautado por uma regulação do sistema, no qual organizava as ações que posteriormente iriam ser postas em prática. No entanto, após a leitura dos textos “O Planejamento em Educação: Revisando conceitos para mudar concepções e práticas” e “Níveis de Planejamento Educacional”, pude aprofundar o conhecimento, compreendendo que além do planejamento promover a organização de etapas que possivelmente transformam uma estrutura, este ainda conta como objetivo estabelecer tomadas de decisões sobre a ação que será realizada, para que de fato se obtenha o resultado desejado. Para tanto, é importante ressaltar que o planejamento educacional não é algo que age “isoladamente”. Este, conta com a abordagem de diversos tipos de planejamento que visam uma única finalidade, melhorar a qualidade do ensino. Contudo, cada um possui sua especificidade, seja um planejamento que enfoque a ação curricular, do ensino, ação dos docentes ou ainda uma ação operacional, na qual busca solucionar os problemas a partir da excussão de projetos. Todos com a dinâmica de atingir a concretização do seu objetivo, obedecendo a critérios próprios de sua ação.
            Logo, pode-se concluir que todo esse planejamento funciona como um verdadeiro “organismo humano”, em que todas as partes trabalham para a funcionalidade de um todo. Que nesse caso, convém como uma analogia para o planejamento escolar, que trabalha por aspectos diversos promovendo a organização do sistema escolar.
Jéssica Gonçalo de Sousa- Pedagogia- Turma 02

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua publicação Jéssica. Principalmnte da analogia que você usou para explicar como funciona um sistema de ensino a partir do planejamento. Como sabemos o planejamento está presente em três níveis distios, mas articulam-se.!!
    Aliny!!!Pedagogia-Turma 02

    ResponderExcluir
  2. Oii,Jéssica!!

    Gostei muito da sua postagem porque ela nos faz refletir que um planejamento não é realizado por uma única pessoa da escola, mas por um conjunto que vão desde do cargo mais simples até a diretora como exemplificado pela conversa que tive com a diretora do meu estágio em gestão pelo qual ela me disse que a escola não é feita apenas por um gestor ou professor, mas sim com todo o corpo de funcionários pois cada um representa um papel naquela escola.Portanto, a nós cabe o papel de demonstrar esse importância da participação deles da escola.

    Sawana Araújo-4° Periodo- Tarde

    ResponderExcluir