Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Síntese das Aprendizagens ( Unidade I )

Entender o significado das expressões, visando o lado etimológico é relevante em qualquer processo de elaboração e planejamento no âmbito educacional. O planejamento pode ser entendido como um processo que busca atender devidas necessidades através do estabelecimento de determinado objetivo, o qual prevê as condições presentes e futuras de determinada instituição. No âmbito educacional é fundamental o planejamento para evitar os improvisos, tendo o plano; que é um documento norteador e flexível onde são registradas as ações objetivadas no planejamento. Nas unidades de ensino podemos detectar vários problemas associando perguntas que podem ser respondidas através dos projetos, registrando-os e executando-os através dos programas. Em suma, podemos ter em ordem seqüencial e coerente de sentidos representativos; o planejamento, o plano, o projeto e o programa.
Tendo nessa conjuntura a sensibilidade da participação de todos, o fato do planejamento no âmbito dos sistemas e redes de ensino girar em torno de um amplo educacional que necessita de ações participativas e implementadas pelo governo. No quadro histórico da política educacional, evidencia-se através do texto, o predomínio da classe dominante e a tentativa do Estado de adequação econômica. Implicando os trechos acima a relação entre planejamento, poder e saber. O governo lança a base através de um plano geral, no caso os Parâmetros Curriculares Nacionais, que na unidade escolar serve como norte no planejamento do Projeto Político Pedagógico da instituição. Nessa perspectiva está presente o confronto da teoria versus a prática. A teoria dos Parâmetros Curriculares Nacionais, numa visão geral, e a experiência materializada como meta para solucionar aparentes conflitos. A participação na produção do Projeto Político Pedagógico é relevante a todos os integrantes da escola fundamentando aos professores em seu processo de elaboração e seleção de conteúdos para a construção de seus planos, ressaltando sua devida contextualização entre a realidade, prática e teoria.


Isabelle Medeiros - turma 2 - P.4 - Graduanda em Pedagogia

2 comentários:

  1. Muito interessante o que Isabelle ressalta, no momento em que diz "para evitar os improvisos", é uma questão muita serie, pois, com um planejamento se facilita tanto a vida do professor, quanto a do aluno se houver um plano, mas se não, a desorganização e o desinteresse chega logo e toma conto do espaço, onde deveria ser de aprendizagem passa a ser de rejeição. (Polliana Marques)

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  2. Também concordo com você Polliana, achei muito interessante o que Isabelle cita em relação ao planejamento, realmente ele busca atende as necessidades, e é necessário sim um planejamento, para que tudo de certo. Sendo também muito importante a participação de todos na construção do PPP, onde se busca atende as necessidade, dos alunos diante de cada contexto, no qual ele se encontra.
    Vanessa Camelo

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