Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - Síntese dos textos 1 e 2.

Inicialmente na indagação sobre o entendimento de planejamento, o compreendia como a primeira etapa do processo administrativo de qualquer organização que visa alcançar seus objetivos com eficiência e eficácia. No planejamento educacional essa etapa é igualmente importante, buscando equilíbrio entre meios e fins, recursos e objetivos, num processo de reflexão prévia na elaboração de projetos, programas, planos, soluções e desenvolvimentos educacionais, antecipando as questões sobre sua implantação, visando alcançar metas estabelecidas. Esses planejamentos se apresentam em diversos níveis tais como: o planejamento de sistemas e redes de ensino, implementando as políticas educacionais pelo poder nos sistemas escolares; o planejamento escolar ao envolver todos os membros da escola para feitura do projeto político-pedagógico; e o planejamento de ensino aliando o planejamento geral da escola com o projeto político-pedagógico, unindo a escola com o seu contexto social. Até o momento os conteúdos já apresentados na disciplina são primordiais para a compreensão do planejamento educacional e seu aprofundamento.
CLEDSON
Pedagogia - turma 02 tarde

3 comentários:

  1. Cledson,

    Realmente, concordo que o Planejamento, em todos os níveis, esteja nesse contexto de desenvolvimento da Educação. Tanto os Sistemas como os Planejamentos de Ensino, Currículo e Educação de Modo Geral, visam PLANEJAR, a partir de uma metodologia sistematizada, um esquema de Como e O que transmitir para os alunos. Lembrando que com a participação de todos (professores, demais funcionários da escola e administração política).

    Araní Mayara 10916535
    PEDAGOGIA - Turma 02 tarde

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  2. Cledson,
    Suas colocaçõs de fato são muito relevantes. Também acredito que os niveis de planejamento partem desse presuposto, em que devem ser efetivamente obedecidos, desde processos burocráticos impostos pelo planejamento dos Sistemas e Redes de Ensino, que possuindo uma visão mais ampla sobre os aspectos educacionais, transferindo para o planejamento da Unidade Escolar o papel de democratizar esses processos, ou seja, transformar a visão macro em micro, compreendendo as necessidades de se implantar tais medidas, mas, sem perder o foco do que realmente a escola possui como particularidade.

    Jéssica Gonçalo de Sousa-Pedagogia- Turma 02

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  3. Como já foi bastante mencionado (também em outras postagens), a elaboração do planejamento educacional, independente do nível, pressupõe uma ação participativa e que exige cooperatividade dos atores que atuam na área, mas particularmente, a ideia que as obras que tratam do tema refletem, é que essa é uma ação para “iluminados”, sujeitos, que no meu entendimento, estão fora do cotidiano escolar, distante do social. Portanto me resta uma indagação, como os “simples professores” presentes na sala de aula da comunidade menos favorecida, estão se mobilizando politicamente nessa ação de (re)construção social? Parece-me que para tais, é mais cômodo receber o trabalho dos “iluminados”, “pois já traz a solução dos problemas”. Ora, não é tarefa fácil se comprometer politicamente com a ação de transformação social, pois exige esforço, dedicação e vontade de transformar ou solucionar as dificuldades, portanto o apelo que faço é que, nós saíamos do “simples” e sejamos profissionais comprometidos com a (trans)formação da sociedade, crítica e politicamente participativa.
    Francisca Jocineide.

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