Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Síntese da Unidade I

           Antes de ingressar na disciplina de Planejamento Educacional eu não tinha noção de que planejamento era um recurso tão fundamental, para qualquer pessoa, para qualquer profissional, e que para um educador é simplesmente indispensável.
          Nessa unidade aprendi a diferenciar planejamento, plano, projeto e programa, e que cada um deles possui suas importâncias , passei a conhecer e a distinguir os diferentes tipos de planejamentos, planos e    projetos, cada um com suas particularidades. Após a leitura dos textos “O Planejamento em Educação: Revisando conceitos para mudar concepções e práticas” e “Níveis de Planejamento Educacional”, pude perceber que sem o planejamento se torna impossível obter organização, e concretização de projetos para a melhoria da qualidade de ensino. Passei a perceber que os níveis de planejamento estão interligados e que um depende do outro para obter resultados.
           Portanto, na hora de executar um projeto, poderei aplicar os conhecimentos adquiridos nessa unidade.
          

3 comentários:

  1. Muito bom Tamiris! concerteza o planejar se torna essencial na vida de qualquer profissional.. e para o educador de certa forma indispensável!

    Tuana Porto - Pedagogia (turma 02- tarde)

    ResponderExcluir
  2. Após a leitura dos textos e concordando com você, Tamiris o primeiro texto traz os conceitos e a distinção entre planejamento, plano, projeto e programa e a impotância da participação de todos nesse processo de construção correlacionado a educação como implica o texto dos níveis do planejamento educacional.

    Isabelle Medeiros ( turma 2)

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, planejamento estar sempre ligado a questão das práticas educacional e com essa preocupação essa qualidade de ensino, é fundamental a participação dos professores e gestores nesse processo de organização pois, com essa interação todos caminharão em prol de uma qualidade de ensino para sua escola.
    Geórgia Abrantes 4ºperído tarde.

    ResponderExcluir