Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SÍNTESE DAS APRENDIZAGENS - UNIDADE I

A disciplina Planejamento Educacional tem contribuído bastante para o meu desenvolvimento enquanto futura profissional. Antes da disciplina, planejamento era para mim algo mais restrito, eu não tinha essa dimensão ampla e carregada de sentidos que a disciplina me proporcionou. Planejamento era um processo feito no âmbito da escola, com os professores, os diretores e a comunidade escolar, com vistas à organização e a melhorias. Planejamento é isso, mas não é só isso.
A primeira unidade do plano de curso da disciplina Planejamento Educacional me proporcionou um conhecimento mais amplo e ao mesmo tempo restrito sobre os vários tipos de planejamento. De início tivemos uma dimensão do cenário contemporâneo (informática, biotecnologia, energia alternativa, nanotecnologia etc.), no que diz respeito a essa nova sociedade, a sociedade do conhecimento. Essa sociedade requer velocidade, educação continuada, agilidade e flexibilidade para analisar e redefinir atualizações. Daí a necessidade de um planejamento. Como visto no primeiro texto, há várias formas de planejamento (educacional, curricular, de ensino, escolar, político-pedagógico, operacional). Planejamentos que devem fazer parte da prática da nossa futura vivência. Foi visto diferentes conceitos de plano (escolar, de curso, de ensino), de projeto (pedagógico, político-pedagógico), de programa e de participação. Já no segundo texto, estudamos os níveis de planejamento educacional: no âmbito dos sistemas e redes de ensino, unidade escolar e no âmbito de ensino. Começamos de um planejamento macro, para um mais restrito. Daquele planejamento de implementação de ações que compõem a esfera educativa, passando por aquele que se concretiza pelo PPP da escola, e culminando naquele relacionado ao currículo, ao contexto histórico-cultural de cada comunidade escolar.
Aprender um pouco mais sobre planejamento foi necessário para a minha vida acadêmica e para a minha atual e futura prática escolar. São conhecimentos que irão proporcionar uma maior organização, elaboração, análise e efetiva ação enquanto educadora.



Ingrid Karla C. Biserra/ 4º período/ tarde/ ufpb/ pedagogia


2 comentários:

  1. Assim como você Ingrid, eu também tinha uma noção de planejamento mas não de forma tão ampla, e sim de forma restrita. Ter a oportunidade de aprofundar um pouco esse tema, saber como funciona o planejamento em seus níveis e tipos trouxe uma experência ímpar para nós futuros educadores.

    Janaíne Maurício

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  2. É Verdade meninas, acredito de todos (as) nós só definiamos planejamento como algo que partia de um senso comum, mas que com as leituras não só nos informamos, mas apropriamos o conhecimento. Isso é notorio, pois as postagem revelam o quanto dominamos tematica.

    Jessica Gonçalo de Sousa-Pedagigia-Turma 02

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