Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Síntese das aprendizagens

Antes de ingressar nessa disciplina eu tinha uma noção de planejamento a partir do meu cotidiano, como é citado no texto I "Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, [...]". Também tinha noção que existia o planejamento a nível educacional, mas não sabia o que é planejamento em si e como funciona.
Nesta unidade tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o que é planejamento, alguns de seus tipos, sobre plano e algumas de suas esferas, projeto e programa. Também aprendi sobre os níveis de planejamento educacional e no término da leitura do texto II pude elaborar uma simples analogia como forma de fixação desse conteúdo. Imaginei o mar com vários barcos e seus respectivos marinheiros. O mar representa o planejamento no âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino, como algo macro, gigantesco que envolve grandes tomadas de decisões , como por exemplo, para onde os barcos irão navegar, quais os pontos que haverão impecílios e quais os pontos de mar livre. Os barcos representam o planejamento no âmbito da Unidade Escolar, ou seja, a estrutura que aquele barco deve ter para navegar no mar. E os marinheiros são as pessoas que estão atentas a realidade de seus respectivos barcos, para que todos os passageiros sejam capazes de seguir o rumo que se deseja.
Aproveitarei a unidade como mais uma bagagem que o curso e a disciplina me traz e servirá como guia para o meu cotidiano onde possa integrar o planejamento e suas especificidades.

Janaíne Maurício - P4/tarde - UFPB, Pedagogia.

2 comentários:

  1. Parabéns Janaíne, muito criativa e coerente a comparação que vc fez sobre o planejamento e o mar, assim como vc essa unidade me proporcionou conhecimentos, que me ajudará no dia a dia como educadora.
    Kenia Karla

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, sua comparação me fez ter um conhecimento bem mais simplificado do planejamento educacional além de você também conseguir levar o conhecimento aprendido para o cotidiano/prática. Sempre vou pensar na sua analogia! valeu pela dica! (Polliana Marques)

    ResponderExcluir