Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Síntese da Unidade I

Minha percepção sobre o que seria Planejamento Educacional, antes de conhecer a disciplina, era de que seria um planejamento do que seria feito a organização para se fazer determinada atividade pedagogicamente para o meio escolar.
            Com essa Unidade I que fala sobre os fundamentos básicos sobre os diferentes tipos e conceitos de planejamento no âmbito da organização educacional, me proporcionou novos horizontes de como me organizar por si própria, na minha atividade no cotidiano escolar.
O que foi falado nesse primeiro texto, sobre os conceitos, concepções e práticas sobre o que venha ser planejamento educacional, sempre tem uma preocupação sobre a melhoria da qualidade de ensino da educação básica, que tem sempre haver um elo entre professor e da gestão escolar e todo o corpo da escola, para que eles juntos tentam fazer uma melhoria de ensino na sala de aula.
          Como ele fala que, trabalhar em conjunto, no sentido de formação de grupo, requer compreensão dos processos grupais para desenvolver competências que permitam realmente aprender com o outro e construir de forma participativa.
Agora no segundo texto foi para mostrar que precisa se fazer muito para a educação dos alunos uma união para ser elaborado um Projeto Político Pedagógico para a escola, diante das séries dificuldades existentes na escola.
Diante no que foi abordado na Unidade o que vou aproveitar com tudo isso é que, o planejamento ultrapassa o caráter de instrumental meramente técnico e adquire a condição de conferir materialidade às ações politicamente definidas pelos sujeitos da escola. E um dos maiores desafios, nesta perspectiva, é o da produção de coerência entre o planejamento da escola e o planejamento de cada professor, ao nível do ensino propriamente dito.

Priscilla Araújo de Almeida - 4º Período/Tarde/02/
Matrícula: 10913845

4 comentários:

  1. Oi Priscilla,
    lembra da escola Vila Rica de Belo Horizonte,
    onde a secretaria da educação do munícipio chamou os professores para participar do planejamento e construir o projeto da escola,
    dessa forma o comprometimento de todos ainda na elaboração da proposta de educação a ser aplicada foi um bom caminho para alcançar os objetivos propostos. Parabéns pela postagem.

    Cledson
    Pedagogia - turma 02 tarde

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  2. Concerteza! A construção de um PPP necessita constantemente de uma gestão democrática... acredito que os pincípios que envolvem o planejamento na esfera educacional é bastante amplo.. e como foi dito por Priscilla precisamos desenvolver competências no âmbito de uma forma participativa no processo escolar.Através dos textos estudados podemos compreender a divisão dos níveis do planejamento das questões que envolvem os sistemas e unidades escolares...

    Tuana Porto
    Pedagogia - turma 02 (tarde)

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  3. Muito bom, essa participação é muito importante para a melhoria de uma escola democrática e que todos participem entre a família, a comunidade, os alunos, e todos os profissionais da escola no planejamento escolar é também a importância de um aprender com o outro.
    Williane - tarde - pedagogia

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  4. Na gestão democrática a participação do professor e muito importante, pois o professor e quem realmente têm contanto com o aluno, e sabe das suas necessidades, juntamente com seus familiares e os demais funcionários da escola, há uma necessidade do envolvimento de todos na construção do PPP, para que assim ele seja adequado ao aluno, atendendo assim as suas necessidades.
    Vanessa Camelo

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